Amamentação é um diálogo

roda de saberes femininos


A amamentação além de ser uma fonte de nutrição para o bebê é também um diálogo, uma conversa entre duas pessoas onde cada uma tem sua vez para se expressar com a outra :-)

Durante a primeira fase de vida, os bebês só tem controle da boca. Eles ainda não controlam conscientemente nenhuma outra área do corpo, é o início da fase oral.

É por meio da boca que o bebê vai se comunicar com a sua mãe, e não só para demonstrar que está desconfortável, que a roupa está muito quente, que fez cocô ou que está com fome.

Tudo que esse bebê quer demonstrar para sua mãe, seu amor por ela, sua satisfação ao ser acolhido, sua vontade de aprender, tudo isso vai ser lançado ali na boca e será organizado corporalmente no reflexo do sugar.

Por isso é tão importante dar chance para que a amamentação se estabeleça e o bebê consiga conversar com a sua mãe através dos olhos e da boca, de forma consciente comunicando aquilo que ele deseja por meio das únicas ferramentas motoras que possui.

Quando a gente impõe limites para a amamentação, como eram aquelas antigas regras de colocar o bebê pra mamar de 3 em 3 horas, a gente está indicando pro bebê que naquele intervalo ele não será ouvido. E muitos bebês aprendem a se calar!!

Ao invés de seguir essas antigas regras, dê voz e vez ao seu bebê. Amamente sempre que ele quiser se comunicar com você, isso vai torná-lo mais autoconfiante na sua própria expressão e aos poucos vai poder mostrar que pessoa incrível ele já é!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colírio que arde o olho do recém nascido

Direitos da Mulher no Parto

Tâmaras na gestação