Carboidratos e final da gestação

roda de saberes femininos


Hoje em dia existe uma prática de reduzir o consumo de carboidratos para as gestantes a partir das 36 semanas de gestação. Do que se trata isso?

Os carboidratos na alimentação são importantes nutrientes que promovem o fornecimento de energia imediata para o organismo. A maior parte dos carboidratos é classificada como "simples", são digeridos rapidamente e se transformem em glicose: pães, massas, arroz, açúcar e algumas leguminosas.

Acontece que a glicose circulando pelo sangue inibe a produção dos receptores de prostaglandina, que é o hormônio feminino que irá desencadear o trabalho de parto.

Na fase final da gestação, a maturação do organismo do bebê vai secretando substâncias para o corpo da mãe, principalmente o cortisol e a adrenalina, que fazem o corpo da mãe responder a essa maturação do bebê, inciando o sistema "parto".

Como resposta, o corpo da mãe vai diminuindo a progesterona que estava no pico para segurar a gravidez e passa a produzir os receptores de prostaglandina, que é o hormônio responsável por iniciar o trabalho de parto e realizar as primeiras contrações para dilatação do colo do útero.

Então se uma mulher em final de gestação consome muito carboidrato, ela tem menos receptores de prostaglandina - o que pode atrasar o engate do trabalho de parto.

Estudos recentes relacionaram que a maior quantidade de glicose no sangue está associada a partos com fase de latência prolongada e mais dolorosos.

Em tese, o que se espera é que a redução do consumo de carboidratos e açúcares a partir da 36a. semana de gestação ajude a reduzir a quantidade de glicose circulando pelo corpo da mulher, garantindo uma produção adequada dos receptores de prostaglandina que por sua vez auxiliarão a manter um ritmo fisiológico mais rápido para o trabalho de parto e uma experiência menos dolorida para a mulher.

Mais evidências precisam ainda ser coletadas sobre essa tese para que tudo isso se torne uma afirmação científica, mas isso não impede que essa prática seja observada se resultar em benefício da mulher - já que os carboidratos simples podem ser substituídos com segurança por outros alimentos em qualquer fase da vida.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colírio que arde o olho do recém nascido

Direitos da Mulher no Parto

Tâmaras na gestação