Cantar no parto ajuda!

roda de saberes femininos


Cantar durante o parto normal pode soar meio diferente, mas é uma possibilidade que ajuda muito as mulheres a relaxar durante o período do trabalho de parto.

Cantar é colocar a voz em melodia, buscando seguir mentalmente um caminho harmonioso das notas musicais sequenciadas em frases musicais. Ao se concentrar para cantar, a mulher está unificando a mente e o corpo numa mesma intenção, o que a auxilia a manter-se com interiorizada.

Mas essa não é uma atenção a nível de controle do parto, é mais uma atenção a nível de presença no parto. Ao cantar a mulher estará deixando de prestar atenção no ambiente, nas conversas e movimentos da equipe ao seu redor para se concentrar nela mesma, nas suas sensações corporais e no movimento do seu bebê querendo nascer. Atenção presente e consciente em si mesma!

Isso promove uma conexão única para a mãe e seu bebê nesse momento, ajudando a mulher a perceber melhor o seu próprio corpo e as respostas fisiológicas desse corpo à evolução do trabalho de parto. Ao abrir a garganta o corpo responde relaxando o assoalho pélvico pois essas áreas estão interligadas nas sinapses cerebrais.

Fisiologicamente, cantar ajuda também no na percepção corporal do diafragma que é o músculo da respiração e que também tem um papel interessante na fase final do trabalho de parto quando a mulher sente os puxos que empurram o fundo do útero, ajudando na saída do bebê.

Além disso, cantar promove uma sensação de bem estar e facilita a liberação dos hormônios de relaxamento que agem na dilatação do colo do útero, permitindo que o bebê deslize para fora com mais facilidade.

E psiquicamente cantar também ajuda a mulher a ir saindo da racionalização e da ansiedade, desligando o neocortex e permitindo que ela ative as áreas mais primitivas do cérebro que permitem uma melhor integração do corpo com as emoções.

Só efeitos positivos!

Escolher as músicas para o seu trabalho de parto pode ser uma forma bem interessante e divertida de se preparar para esse momento, e no parto se dar a chance de cantar é também uma maneira de manter a positividade e aproveitar os benefícios que a música oferece para além dos ouvidos. Procure fazer uma playlist com as músicas que você goste e que façam sentido com a chegada do seu bebê.

Talvez você prefira músicas que te inspirem a ter força e confiança, músicas religiosas, ou talvez músicas que conectem com a sua linhagem familiar ou ainda músicas que te façam se sentir mais forte e poderosa. Não importa de onde venha a canção, se a música te levar para esse lugar interno de conexão e confiança com a energia da maternidade, está tudo certo.

E pra quem leu até o final vejam só que lindeza essa mulher do vídeo cantando enquanto aguarda a chegada do seu bebê, é inspirador!

Amamos!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colírio que arde o olho do recém nascido

Direitos da Mulher no Parto

Tâmaras na gestação