Aromaterapia na gestação

A aromaterapia é uma técnica baseada no campo vibracional dos óleos essenciais.

Esses óleos são elevadas concentrações do princípio ativo de plantas, flores, frutos, cascas de árvores até resinas. Por serem concentrados, para serem utilizados precisam ser diluídos em algum outro óleo vegetal chamado de "carreador", esse segundo óleo vai "carregar" em si o composto do óleo essencial desejado.

Por ser uma técnica vibracional a ideia é aplicar apenas a quantidade necessária para ativar o campo vibracional da pessoa que for utilizar o óleo essencial. Através da inalação que promove o contato das moléculas do óleo essencial com a mucosa do nariz, ou às vezes pela pele, a pessoa absorve esses princípios ativos e responde a eles organicamente.

Conforme o estímulo promovido pelo óleo essencial, uma determinada resposta orgânica é esperada - para gerar uma sensação de conforto físico e também emocional.

Existem muitos tipos de óleos essenciais e hoje já se conhecem aqueles mais adequados para cada quadro, e especialmente durante a gestação podemos nos beneficiar desta técnica por ser uma aliada na busca do bem estar integral da gestante.

Alguns óleos essenciais são seguros para o uso em qualquer fase da gestação, como a lavanda. Outros precisam ser escolhidos com cuidado pois podem exercer um estímulo constritor que, em tese, levaria a uma atividade muscular uterina não desejada, e devem ser evitados como a artemísia e a canela.

Mas o fato é que o cheirinho de cada essência pode mesmo contribuir para uma gestação mais tranquila e natural, algumas memórias olfativas podem nos ajudar a reduzir a ansiedade, estimular o apetite, relaxar para dormir melhor e a concentrar energia no desenvolvimento do bebê.

A aromaterapia é uma poderosa ferramenta para nos levar àquela sensação de que estamos sendo cuidados e de que podemos confiar no bem e no amor, nos levando a uma atitude interna de entrega tão importante para nos sentirmos seguras durante a tarefa de gerar uma nova pessoinha neste mundo!

O uso dos óleos essenciais pode ajudar a melhorar os desconfortos próprios da gestação, como é o caso do inchaço nas pernas e pés que geralmente acomete as futuras mamães.

Também pode auxiliar no trabalho de parto, estimulando o foco e a concentração durante a fase das contrações, e ainda no início da fase de amamentação para reduzir o estresse dos cuidados com o bebê e ajudar a mulher na produção do leite materno.

Indico abaixo uma combinação bastante eficiente para ajudar nos quadros de inchaço durante a gestação e que deve ser usada a partir do 3o. trimestre por segurança.

E você, já usou a aromaterapia durante a gestação? Como foi sua experiência?

Conte pra gente, vamos rodar esses saberes!!

roda de saberes femininos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colírio que arde o olho do recém nascido

Direitos da Mulher no Parto

Tâmaras na gestação