Rebozo

roda de saberes femininos


Nós doulas temos uma postura sempre flexível e aberta para incorporar técnicas que auxiliem a mulher durante o trabalho de parto.

Uma técnica que vem sendo cada vez mais usada é o rebozo, uma massagem realizada com tecidos que ajuda a relaxar ou a ativar alguma musculatura do corpo da mulher, contribuindo para o trabalho de parto.

O rebozo é um xale de tecido usado pelas mulheres mexicanas e que ficou eternizado nos retratos da artista Frida Kahlo. Considerado um traje típico, é comum encontrarmos as mulheres daquele país usando o rebozo como forma de cobrir o corpo, adornando-o.

Esse tecido precisa ser firme, um pouco mais rústico e áspero para não escorregar das mãos de quem o estiver utilizando. Geralmente o rebozo é feito com aquela trama que parece um tecido de rede indígena, daquelas para deitar.

roda de saberes femininos

Com o rebozo é possível fazer vários tipos de movimentos com a gestante durante o trabalho de parto, inclusive apoiar a barriga e ajudá-la a distribuir o peso do bebê liberando a lombar. Também é possível se apoiar no rebozo e puxá-lo no momento das contrações mais fortes, como uma corda, o que traz mais conforto durante o momento em que a dor está mais intensa para a mulher

Também é possível fazer o uso do rebozo no pós-parto para contrair a região da barriga e dos quadris, num fechamento de corpo simbólico para a mulher e que pode ajudá-la a recuperar sua energia.



Converse com a sua doula se você sentir que a técnica do rebozo pode te auxiliar em algum momento da sua gestação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Colírio que arde o olho do recém nascido

Direitos da Mulher no Parto

Tâmaras na gestação